sábado, 30 de abril de 2011

NAS REDES, CASAMENTO REAL SUPERA EGITO E JAPÃO

O casamento real repercutiu mais nas redes sociais do que a revolução no Egito e o terremoto no Japão. Segundo estatísticas do site Webtrends, a união de William e Kate alcançou 38% das mensagens postadas na web na sexta-feira. Já a queda de Hosni Mubarak e a tragédia nipônica suscitaram, respectivamente, 37,7% e 24,2% dos comentários dos internautas na época em que ocorreram.

Nos últimos 30 dias, foram enviadas 911 mil mensagens no Twitter sobre o matrimônio do herdeiro da monarquia britânica - cerca de 30 mil tweets por dia. No Facebook, foram cerca de 217 mil comentários e 145 mil posts nesse período. Já no YouTube, o canal da realeza atraiu 12 milhões de espectadores durante a transmissão do casamento.
Na manhã de sexta-feira, o assunto dominou as dez posições dos termos mais comentados no Twitter, os trending topics. O site Topsy, que contabiliza o que é mais comentado na rede, registrava 561 mil tweets com o marcador #royalwedding, o termo mais popular no microblog. Já a expressão #casamentoreal teve 43 mil menções. Foi o humor, típico das redes, que figurou na maioria das citações: "Aos que estão comentando o #casamentoreal, os noivos mandaram agradecer e disseram que cada um de vocês mora nos corações deles", ironizou o perfil @edubar42.
Maioria das mensagens na internet veio dos EUA
O casamento pode ter sido coisa para inglês ver, mas foi assunto para americano comentar. Ainda segundo a análise do Webtrends, 65% dos tweets, posts e atualizações do Facebook foram feitos a partir dos EUA, contra 20% do Reino Unido. O Canadá está em terceiro lugar, com apenas 2,6% do burburinho virtual.
A união gerou várias hashtags no Twitter, como a #rw11, a oficial; #proudtobebritish, que pode ser traduzida como "orgulho de ser britânico"; Pippa, a bela irmã de Kate; Buckingham Palace; Sarah Burton, estilista que assinou o vestido da noiva; Grace Kelly, por causa da semelhança entre os vestidos; Westminster Abbey; e a abreviatura QILF, que uma lady britânica traduziria como "Eu gostaria de transar com a rainha".
Ao contrário dos casamentos reais na "Era Pré-Facebook", a página oficial da coroa britânica no site de relacionamentos foi uma das principais fontes de informação sobre o que acontecia no interior da Abadia de Westminster. Tinha de tudo: da chegada de cada uma das celebridades à grife das roupas dos convidados.
A cada post, uma chuva de comentários e "curtidas". A mensagem com as fotos de William e Kate recebeu mais de 13 mil "curtir" e dois mil comentários até o fim da tarde de ontem. A maioria das publicações estava em inglês e desejava felicidades aos noivos.
A seu modo, os brasileiros também marcaram presença no casamento real. No evento "Churrasco de Casamento do Príncipe William", uma brincadeira criada por dois mineiros no Facebook, 355 mil confirmaram presença. A página foi utilizada para comentários descontraídos e debochados sobre a cerimônia: "A noiva está mais bonita que a Elizabeth. Perdeu, playboy", brincou o internauta Patric Santos no perfil do evento

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