É a RedeTV! a campeã brasileira de venda de horários a igrejas: 46 horas por
semana, ou cerca de 27% de sua programação total. A Record vem apenas
em segundo, com 32 horas vendidas. Ela tem 14 horas a menos que a RedeTV!, e
apenas uma hora a mais que a Band (31 horas). O SBT atualmente é a única emissora
ainda “laica”, sem igrejas, pastores ou missionários.
Dados a seguir mostram quantas horas cada emissora aberta (VHF ou UHF) vende para
igrejas. No total, os brasileiros têm quase 140 horas semanais de programação religiosa.
Nenhuma emissora revela quanto fatura com a prática, que é permitida pela
legislação a partir de nebulosas interpretações jurídicas da já obscura legislação vigente no assunto.
Não deixa de ser curioso que, apesar de a imagem religiosa ser quase sempre associada
à Record, ela tem menos pregação não só que a RedeTV!, mas também que a CNT e
suas 61 horas. Mas há que se lembrar que a Igreja Universal de Edir Macedo também
compra horários em outros canais, como Gazeta etc.
Procurada, a RedeTV! não quis comentar os números desta reportagem.
Pela “lei” em vigor, cada emissora (concessão) só poderia vender até 25% do seu
espaço para publicidade. As TVs driblam o dispositivo porque igrejas não
podem ser considerados anunciantes. Para alguns profissionais da TV, no entanto,
essa prática é ilegal e a lei proíbe a venda da grade a terceiros.
A Anatel ou o Ministério das Comunicações jamais se manifestaram a respeito.
SBT AINDA RESISTE
Globo e Cultura dedicam até uma hora a missas católicas, aos domingos.
A única TV brasileira que ainda é “virgem” aos telepastores, é o SBT.
Mas, isso não deve durar muito tempo.
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